Workshops

Atenção: Relativamente aos workshops de Sábado, uma vez que os mesmo decorrem em locais distintos e há mesma hora, os participantes devem inscrever-se num bloco de 3 workshops e não nos workshops de forma individual.

Relativamente aos workshops de Domingo, estes decorrem na Piscina Aminata e estão abertos a todos os participantes.

Sendo os workshops actividades de natureza eminentemente prática, em contexto de piscina, o material obrigatório para a participação nos mesmos é: fato de banho / calção de banho, touca, chinelos, toalha e cadeado.

SÁBADO | 05 de outubro | 16:30h – 19:15h

Piscina Animata

  • Workshop 1 – 16:30h – Aquamentia©: Um Programa de Intervenção Aquática para Pessoas com Demência | Ana Rita Matias

Neste workshop, os participantes serão convidados a vivenciar atividades do programa Aquamentia©.

  • Workshop 2 – 17:30h – Snorkel Terapêutico | Helena Murta
    • Objetivos: Apresentação das vantagens do uso de Snorkel aos profissionais que trabalham em meio aquático com pessoas que, por alterações músculo-esqueléticas crónicas ou outras, só possam praticar terapia aquática ou natação modificada.
    • No final do curso os formandos deverão ser capazes de: Enumerar os objetivos da utilização do Snorkel na natação terapêutica; Apresentar a evidência científica no uso do Snorkel Terapêutico; Saber as progressões na adaptação do Snorkel ao individuo; Saber adaptar e o snorkel às características de cada individuo.
    • Conteúdos programáticos: Os objetivos da utilização do Snorkel na natação terapêutica; A evidência científica no uso do Snorkel terapêutico; Apresentação das varias fases de adaptação do Snorkel (videos e fotos); Sessão Prática: com Snorkel em piscina.
    • Metodologias de ensino: Método expositivo-demonstrativo. Breve exposição inicial teórica sobre os fundamentos do método. Demonstração e treino das várias fases de adaptação do Snorkel em sessão teórico prática “a seco” (filmes e fotos) e prática em meio aquático.
    • Recursos didáticos necessários: Cada formando deve levar: Touca, fato de banho, chinelos, óculos/máscara e tubo de mergulho (snorkel) (se levar óculos de natação tem de levar tubo frontal para respirar e mola para o nariz), roupão turco ou toalha.

  • Workshop 3 – 18:30h – As capacidades motoras de base e a sua aplicação nos diferentes domínios das actividades aquáticas | Daniel Juárez

São diversas tarefas, exercícios, jogos… que podem ser realizados no meio aquático e que envolvem capacidades motoras básicas. Dependendo do objetivo e da área em que nos encontramos ou para onde nos dirigimos, a ênfase será colocada em determinados aspectos, o que implica que com variações nos vários parâmetros relacionados com estas competências direcionemos o trabalho para onde estamos mais interessados em cada caso. O objetivo deste workshop é saber de forma teórica e prática como gerir estes parâmetros para atingir os nossos objetivos, e refletir sobre isso para alcançar os resultados esperados.

  • Workshop 7 – 16:30h – Estimulação aquática na banheira | Luciane Borges

A chegada de um bebê é sempre motivo de alegria em uma família, não há dúvida disso. Por isso, começar a interagir com ele em momentos tão importantes quanto o primeiro banho são lembranças que estão sempre gravadas na memória. É importante se organizar desde o primeiro momento para o banho e para isso são necessários os acessórios que podem tornar nossos primeiros dias com o recém-nascido no banheiro e até mesmo em casa muito mais confortáveis e práticos.

O objetivo desta oficina é fornecer informações para que o processo de estimulação na água comece o mais cedo possível, pois com a maturação biológica os bebês perdem os reflexos adquiridos ao nascer, e com a estimulação precoce poderia ser possível que certos reflexos fossem automatizados e não desaparecessem.

  • Workshop 8 – 17:30h – Educação Aquática: um passo à frente | Rita Pinto

Apresentação de uma proposta prática de como desenvolver o modelo multidimensional da competência aquática nas classes de educação aquática, com uma participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.

  • Workshop 9 – 18:30h – Modelo multidisciplinar de ensino da natação | Nuno Batalha

Neste workshop apresentaremos uma proposta de organização do ensino da natação através de um modelo multidisciplinar e daremos um exemplo de aula com conteúdo que se enquadra neste modelo. Acreditamos que o modelo multidisciplinar de ensino da Natação proposto pode ser uma excelente “ferramenta” para a melhoria qualitativa do ensino da Natação e um fator de aumento da retenção dos alunos.

Piscinas EveryBody Club

  • Workshop 4 – 16:30h – Condicionamento aquático multi-domínio para seniores | Pablo Marcos

Durante este workshop será abordada a conceção de programas de condicionamento aquático multidomínios adaptados ao grupo de adultos e idosos, onde as qualidades físicas, o equilíbrio, a parte cognitiva são promovidas. Da mesma maneira será abordado a forma como alcançar com um ambiente motivacional elevado pode contribuir para um envelhecimento ativo e saudável.

Programa de treino de resistência muscular no meio aquático. Fácil, divertido e muito objectivo são as principais características deste programa. Através do método B.A.L.I. iremos construir uma dinâmica interessante de como organizar os exercícios e fortalecer os músculos. A resistência da água ajuda na tonificar e fortalecer os músculos sem necessidade de peso adicional, por isso iremos trabalhar apenas com a “água”. Este programa pode ser a chave para atrair mais jovens as aulas de Hidroginástica.

Os treinos em circuito são sempre muito divertidos, dinâmicos e objetivos. Neste Workshop vamos trabalhar seis formas diferentes de preparar o circuito de treino. Escolheremos o circuito de estruturas, objetivos de treino e como conduzir o circuito. Muitas ideias novas para diversificar sua turma. Iremos explorar equipamentos de flutuação e de arrasto  nos circuitos aquaticos.

DOMINGO | 6 de outubro | 11:15h – 12:15h

Ambos os Workshops decorrem na Piscina Aminata

  • Workshop 10 – Método aquático compreensivo (MAC). Aprende descobrindo e divertindo-te | Juan Antonio Moreno
    • A nova ideia que temos hoje do processo de ensino-aprendizagem em atividades aquáticas está muito distante dos modelos que enfatizam exclusivamente a atitude recetiva e memorística, e muito próxima do conceito de “tarefa produtiva”, fundada no interesse do praticante e no seu esforço criativo, que gera um novo tipo de relacionamento. Nessa linha, é apresentado o Método Aquático Compreensivo (MAC), que se caracteriza por incentivar o aluno a tomar iniciativa própria na aprendizagem. Neste seminário serão discutidos os aspectos mais inovadores dos métodos de ensino para atividades aquáticas. O fato de apresentar um ensino dinâmico, lúdico e prazeroso não é incompatível com o correto aprendizado das técnicas, nem com o efetivo desenvolvimento físico-psicológico; pelo contrário, alude a uma abordagem apropriada aos princípios que regem a aprendizagem aquática. Serão abordados conteúdos teóricos e praticadas as últimas tendências no ensino de atividades aquáticas. O objetivo da oficina é mostrar a importância de dotar o aprendiz não só de conhecimentos, mas sim dos instrumentos adequados para que ele possa solucionar os problemas que o meio aquático coloca, ensinando-o, ao mesmo tempo, a manejar o meio ambiente. que o rodeia com base em decisões adequadas e responsáveis.

  • Workshop 11 – H2O Control Challenge: Potência, Força e Estabilidade | Flávia Yazigi
    • Este workshop prático tem como foco o condicionamento físico na hidroginástica, especialmente o treino de força, potência e estabilidade do tronco através de uma proposta dinâmica onde as competências aquáticas e a capacidade de explorar as propriedades físicas da água, o saber usar a água, serão o maior desafio. Propõe-se um momento de partilha de ideias numa sessão estruturada para atender os objetivos acima definidos, onde o participante é convidado a ter consciência do movimento na água e um grande controlo corporal. Esta proposta, embora seja apresentada de nível intermédio à avançado, serão fornecidos elementos para que cada profissional consiga adaptar os exercícios ao perfil dos seus alunos e à diferentes propostas de aula, quer no âmbito do treino, quer no âmbito da reabilitação.