
CONFERÊNCIA 1
Os métodos de ensino mais eficazes na educação aquática | JUAN ANTÓNIO MORENO
4 de outubro, 15:00h – 15:45h | Auditório Principal do Colégio do Espírito Santo
La ponencia titulada “Los métodos de enseñanza más eficaces en la educación acuática” se centrará en analizar y proponer estrategias pedagógicas efectivas para la enseñanza en entornos acuáticos. Se abordará la importancia de integrar las habilidades acuáticas fundamentales, se resaltará la utilización de los ambientes de aprendizaje ideales y también se mostrarán las metodologías más efectivas en el fomento de la autonomía para la adquisición de la competencia en el medio acuático.
CONFERÊNCIA 2
Modelo multidisciplinar de ensino da natação. Melhoria qualitativa do processo e aumento da retenção dos alunos | NUNO BATALHA
4 de outubro, 16:00h – 16:45h | Auditório Principal do Colégio do Espírito Santo
A proposta de implementação de um modelo multidisciplinar para o ensino da Natação (e das atividades aquáticas) é uma abordagem que vai além do ensino de técnicas formais de natação. Trata-se de diversificar os conteúdos a serem abordados com o objetivo de ampliar o programa de motricidade aquática a todos os alunos de forma abrangente.
Os objetivos da implementação de um modelo multidisciplinar de ensino da natação e das atividades aquáticas são diversos:
• Prevenir afogamentos;
• Desenvolver a literacia física através da literacia aquática (promover o desenvolvimento motor, quebrando o carácter cíclico da natação pura);
• Desenvolver o gosto pela prática com vista a um compromisso permanente com a mesma (promover a saúde). Este objetivo cruza-se com um importante objetivo de gestão, a fidelização dos clientes (minimizar o abandono);
• Desenvolvimento desportivo nacional – Formação de “atletas” para as diferentes modalidades da natação. Nesta conferência apresentaremos uma proposta de organização do ensino da natação através de um modelo multidisciplinar, sendo que acreditamos que o mesmo pode ser uma excelente “ferramenta” para a melhoria qualitativa do ensino da Natação e um fator de aumento da retenção dos alunos.
CONFERÊNCIA 3
Natação de todos e para todos – a inclusão da natação adaptada em estruturas regulares de natação | MARIETT MATIAS
4 de outubro, 17:15h – 18:00h | Auditório Principal do Colégio do Espírito Santo
Quando Sir Ludwig Gutman, no longínquo ano de 1945 organizou a primeira edição dos Jogos de Stoke Mandeville que antecederam os atuais Jogos Paralímpicos, longe estávamos de saber que o desporto paralímpico chegaria aos níveis de rendimento que hoje observamos. O que inicialmente começou como um fim terapêutico e de reabilitação, hoje atinge altíssimos níveis competitivos de alto rendimento.
Quando nos lançaram o desafio de incluir na Federação Portuguesa de Natação, a natação para pessoas com deficiência aceitámo-lo porque acreditamos que a natação deve estar unida numa só Federação Desportiva.
Queremos desenvolver estrategicamente a natação para pessoas com deficiência baseando-nos em dois vértices de ação: captação de novos praticantes e esperanças e alto rendimento abrangendo todas as categorias de deficiência.
No que concerne à captação de novos praticantes, é fundamental as comunidades locais em conjunto com os clubes e instituições de deficiência sejam envolvidos num programa de desenvolvimento desporto que traga mais pessoas com deficiência às piscinas. Sendo que este projecto alicerca aquilo que serão as directrizes para os agentes desportivos envolvidos implementarem escolas de natação adaptada por todo o país. É um plano ambicioso talvez mas são estes os objetivos que caracterizarão o nosso trabalho para os anos vindouros.
CONFERÊNCIA 4
As competências motoras básicas como base para aprender a nadar | DANIEL JUARÉZ
5 de outubro, 9:00h – 9:45h | Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo
A aprendizagem de habilidades específicas de natação é amplamente apoiada pelo desenvolvimento adequado de habilidades motoras básicas ou fundamentais. Dedicar parte do período de aprendizagem ao desenvolvimento da competência aquática através destas competências básicas pode predispor a uma melhor aquisição de competências aquáticas específicas. Refletir sobre esse processo e como lidar com ele é de grande relevância para os profissionais das atividades aquáticas.
CONFERÊNCIA 5
Educação aquática preventiva | CAROLINA BURNAY
5 de outubro, 9:00h – 9:45h | Colégio do Espírito Santo, Sala 124
CONFERÊNCIA 6
Snorkel Terapêutico | HELENA MURTA
5 de outubro, 10:00h – 10:45h | Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo
Objetivos:
Apresentação das vantagens do uso de Snorkel aos profissionais que trabalham em meio aquático com pessoas que, por alterações músculo-esqueléticas crónicas ou outras, só possam praticar terapia aquática ou natação modificada.
No final do curso os formandos deverão ser capazes de:
. Enumerar os objetivos da utilização do Snorkel na natação terapêutica;
. Apresentar a evidência científica no uso do Snorkel Terapêutico
. Saber as progressões na adaptação do Snorkel ao individuo
. Saber adaptar e o snorkel às características de cada individuo
Conteúdos programáticos:
1. – Os objetivos da utilização do Snorkel na natação terapêutica
2. – A evidência científica no uso do Snorkel terapêutico
3. – Apresentação das varias fases de adaptação do Snorkel (videos e fotos)
4. – Sessão Prática: com Snorkel em piscina
Metodologias de ensino:
Método expositivo-demonstrativo. Breve exposição inicial teórica sobre os fundamentos do método. Demonstração e treino das várias fases de adaptação do Snorkel em sessão teórico prática “a seco” (filmes e fotos) e prática em meio aquático.
Recursos didáticos necessários:
Cada formando deve levar: Touca, fato de banho, chinelos, óculos/máscara e tubo de mergulho (snorkel) (se levar óculos de natação tem de levar tubo frontal para respirar e mola para o nariz), roupão turco ou toalha.
CONFERÊNCIA 7
Conceptualização Multidimensional da Competência Aquática | RITA PINTO
5 de outubro, 10:00h – 10:45h | Colégio do Espírito Santo, Sala 124
O ser humano não nasce com uma capacidade instintiva para nadar, nem é uma capacidade universal, não só pela diversidade de espaços aquáticos que existem, mas também pelo prazer e nível de destreza que cada pessoa tem nesta interação. De facto, as características do contexto, da pessoa e da situação geram infinitas possibilidades de resposta humana a estas interações. Esta realidade exige uma visão para além do saber nadar e do que é a educação aquática. Após uma revisão da literatura sobre competência aquática, Fonseca-Pinto & Moreno-Murcia (2023) apresentam uma visão multidimensional da competência aquática composta por três dimensões: alfabetização aquática, prevenção do afogamento e educação ambiental, com a tripla função de desenvolver três áreas de conhecimento: saber fazer, saber ser e saber estar. Nesta conferência pretendemos apresentar este conceito reconhecido como a visão da competência aquática para o século XXI.
CONFERÊNCIA 8
Educação aquática preventiva | ANA ORTIZ
5 de outubro, 11:15h – 12:00h | Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo
Enquadramento: O afogamento é um grave problema de saúde pública, com cerca de 236.000 mortes em todo o mundo. As evidências que associam as “competências de natação” ou as aulas de natação à prevenção de afogamentos sugerem a necessidade de uma mudança na educação aquática para conseguir uma diminuição da incidência de afogamentos. A construção de competências aquáticas que abranjam os factores de risco específicos de diferentes populações, ambientes e práticas aquáticas é o grande desafio do nosso tempo.
Objetivo: Mostrar uma abordagem à educação aquática baseada na evidência e orientada para a prevenção.
Método: O método inclui uma revisão das principais contribuições da literatura internacional sobre a prevenção do afogamento associada à educação aquática e uma intervenção preventiva de educação aquática com crianças em idade escolar.
Resultados: Embora não haja consenso sobre a definição de “competência de natação” para a prevenção de afogamentos, o conceito de competência aquática surge como a visão mais abrangente e completa sobre o assunto. Neste quadro, são detalhadas as subcompetências e as recomendações pedagógicas para as abordar eficazmente. Estes são recursos importantes para alcançar uma prevenção abrangente e universal do afogamento numa escala local e global.Conclusões: A educação aquática deve dar um salto qualitativo para além da ideia de “saber nadar” como o único recurso para prevenir o afogamento. Isto daria lugar a novos conceitos e metodologias significativas, com transferência para ambientes variáveis e numa perspetiva culturalmente apropriada para capacitar as pessoas a usar e desfrutar da água em segurança.
CONFERÊNCIA 9
Condicionamento aquático multi-domínio: efeitos no envelhecimento saudável | PABLO MARCOS
5 de outubro, 11:15h – 12:00h | Colégio do Espírito Santo, Sala 124
Nos últimos anos, a evidência científica tem demonstrado os benefícios de programas de treino multidomínios, onde o domínio físico e a condição física (força, resistência, flexibilidade e composição corporal) têm especial relevância para a saúde mas também para outros domínios como o cognitivo ou o motivacional, alcance de um elevado aprimoramento físico, psicológico, social e emocional dos praticantes.
A concepção de programas de condicionamento aquático multi-domínios adaptados ao grupo de adultos e idosos, onde se treinam as qualidades físicas, o equilíbrio, a parte cognitiva e ao mesmo tempo com um ambiente altamente motivacional pode contribuir para um envelhecimento ativo e saudável.
CONFERÊNCIA 10
Aquamentia©: Um Programa de Intervenção Aquática para Pessoas com Demência | ANA RITA MATIAS
6 de outubro, 09:00h – 09:45h | Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo
O programa Aquamentia© é um programa de intervenção psicomotora em ambiente aquático, dirigido a idosos com demência, baseado em investigação sobre os efeitos desta doença nas diferentes capacidades do indivíduo, a nível físico, emocional, cognitivo e social. Este programa é baseado na combinação das metodologias Halliwick, Ai Chi e Watsu, e pode ser feito individualmente ou em pares. É um programa de movimento da água, com duração aproximada de 45 minutos, uma vez por semana, com o objetivo de manter e estimular a qualidade de vida das pessoas com este problema.
De acordo com os autores deste programa, os objetivos específicos do Aquamentia® centram-se nos aspetos físicos, emocionais, cognitivos e sociais:
– Físico – Manter e melhorar o equilíbrio; Melhorar a força física
– Emocional – Manter e/ou melhorar as capacidades cognitivas através de experiências prazerosas, desafiantes, stressantes e relaxantes; Melhorar a autoconfiança.
– Cognitivo – Manter e/ou melhorar as capacidades cognitivas através de experiências prazerosas, desafiantes, stressantes e relaxantes; Melhorar a autoconfiança.
– Social – Manter e/ou melhorar o contato consigo mesmo, com os outros e com o engajamento.
As metas são personalizadas para cada pessoa, mas estão sempre alinhadas com os objetivos gerais do programa. Aquamentia© baseia-se na hipótese de que o movimento físico está ligado à experiência do movimento, e suas atividades são sempre baseadas no princípio de sentir (experiência física), agir (movimento na água) e pensar (o significado que a pessoa atribui à atividade). Nas sessões, um aspeto central dos objetivos é sempre trabalhado, e o terapeuta desempenha um papel de apoio, atenção e estruturante.
CONFERÊNCIA 11
Prática profissional dos técnicos de natação em Portugal: da realidade à visão prospetiva | ALDO COSTA
6 de outubro, 10:00h – 10:45h | Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo
Nesta conferência, será oferecida uma análise abrangente da prática profissional dos técnicos de natação em Portugal. Na primeira parte abordaremos a realidade atual da situação laboral, apresentando os resultados de um estudo detalhado sobre as qualificações, condições de trabalho e principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais. Na segunda parte, e com base nos dados e reflexões anteriores, procuraremos apresentar uma visão prospetiva da profissão, culminando como uma discussão interativa.