
Simpósios | 4 de outubro | Sexta-Feira
Todos os Simpósios de Sexta-feira decorrem entre as 18:15 e as 19:15
SIMPÓSIO 1- TERAPIA AQUÁTICA | Moderação por Prof.ª Doutora Ana Morais | Auditório Principal do Colégio do Espírito Santo
- Evolution of Documents Related to the Aquatic Therapy in Elderly People: A Bibliometric Analysis | CAROLINA CABO
- Benefícios do Meio Aquático na Qualidade de Vida da Pessoa com DID | INÊS BAPTISTA
- Aquatic and land-based training session and mood strate of elderly | MÓNICA WIECH
- Alterações Neuromusculares na respiração de orientação e alternada em nadadores de Águas Abertas | MIGUEL SANTOS
SIMPÓSIO 2- CONDICIONAMENTO AQUÁTICO | Moderação por Prof. Doutor Mário Espada | Colégio do Espírito Santo, Sala 124
- Comparação dos efeitos agudos entre sessões de exercício físico em meio aquático e meio terrestre em pessoas idosas | DAVID ANTAS
- Natação e saúde: um olhar sobre o coração em distintos níveis do nadar | WILLIAM LIMA
- Evolution of Documents Related to the Strength Training Research on Swimmers: A Bibliometric Analysis | TIAGO VENÂNCIO
Simpósios | 5 de outubro | Sábado
Todos os Simpósios de Sábado decorrem entre as 12:15 e as 13:15
SIMPÓSIO 3- EDUCAÇÃO AQUÁTICA | Moderação por Prof. Doutor Jorge Bravo | Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo
- Caracterização do Tipo de Respiração em praticantes de natação de águas abertas | CARLOS GONÇALVES
- Sistema de observação, por meio de filmagem, da interação entre pai/mãe-filho(a) nas aulas de adaptação ao meio aquático | ALEXANDRE REZENDE
- Alteração da técnica de nado, costas e livre, em praticantes jovens | CARLOS SILVA
- Estudo logitudinal sobre os impactos de um programa de natação em 8 níveis de aquisição do nadar: do bebé ao adolescente | ALMIR MARCHETTI
SIMPÓSIO 4- SEGURANÇA AQUÁTICA | Moderador Prof.ª Doutora Carolina Burnay | Colégio do Espírito Santo, Sala 124
- Programa MATP – Special Olympics Portugal | INÊS BAPTISTA
- Segurança Aquática: Percepção dos pais sobre as competências aquáticas dos seus filhos: um estudo sobre o programa Safer in Water em díades de pais e crianças dos 4 aos 9 anos | LILIANA OLIVEIRA
- A Competência Aquática em crianças do pré-escolar, com e sem Perturbação do Neurodesenvolvimento | MARIANA VELHINHO
Descrição dos trabalhos
- Evolution of Documents Related to the Aquatic Therapy in Elderly People: A Bibliometric Analysis | CAROLINA CABO
Introduction: Aquatic therapy combines different strategies to increase, maintain, and restore maximum movement and functional capacity. This can be useful in any stage of life and support different types of injuries, illnesses, disorders, environmental conditions, or factors that threaten movement and function. Objectives: This study aimed to carry out a bibliometric analysis related to aquatic therapy in elderly people. Design and Methods: A bibliometric analysis was performed in the Web of Science considering the 1980-2024 time frame, identifying a total of 33 published manuscripts. Results: Until 2019, no more than 2 studies were yearly published, with 2 gaps without publications between 1988-2005 and 2013-2014. The year 2019 is associated with the highest number of published studies (5), with a descendant trend afterward until nowadays. It is observed that the number of documents increased by 39% from 1997 to today. A total of 170 authors were identified, with an average of 5.15 authors per document. Individually, Masiero, S. is the author with the highest number of published documents, and Agnew, W., and Barnes, A.C. with the largest number of citations. A total of 68 institutions were identified, with the “University of Padua” associated with the largest number of publications. A total of 15 countries were identified, 3 of which have a minimum of 5 published documents. Conclusions: We found a scarcity of studies in this area of research. The network between authors and institutions was observed, although with few associated countries. Bibliometric analysis provides pertinent information, which can support future research.
- Benefícios do Meio Aquático na Qualidade de Vida da Pessoa com DID | INÊS BAPTISTA
O Special Olympics é um movimento que trabalha com pessoas portadoras de deficiência intelectual e desenvolvimental (DID), através do desporto. Temos diferentes modalidades nomeadamente: andebol, atletismo, basquetebol, equitação, golfe, ginástica rítmica, atividade motora adaptada (MATP), natação e ténis de mesa.
Realizámos um estudo comparativo referente aos diferentes benefícios entre os atletas que efetuam modalidades competitivas (2935) inscritos no Special Olympics Portugal (SOP), dos quais 2040 são do sexo masculino e 895 do sexo feminino, com uma média de idades de 28 anos.
Dos 2935 atletas, 430 praticam natação pura, dos quais 242 são do sexo masculino e 188 do sexo feminino, com uma média de idades de 38,5 anos, observando-se uma incidência de 15% em relação às restantes modalidades. Correlacionámos (r) os atletas de competição e os atletas de natação pura, por sexo, grau de incapacidade e idade, com dados comparativos a 2 anos. Observámos, que quanto maior é a idade, maior número de atletas praticam a modalidade, assim como quanto maior o nível de incapacidade física ou intelectual, maior o número de atletas que participam em atividades no meio aquático. Podemos concluir que o meio aquático é um meio facilitador para a manutenção da qualidade de vida, melhoria da capacidade de autonomia e manutenção da condição física, nomeadamente nas idades mais avançadas ou em pessoas com várias comorbilidades associadas, sendo um meio predominantemente aeróbio, prevenindo o risco, nomeadamente traumatismos.
- Aquatic and land-based training session and mood strate of elderly | MÓNICA WIECH
INTRODUCTION
Physical activity has many physiological benefits, but is also recommended
for individuals with mood disturbances (Cassilhas et al., 2010; Jackson et al.., 2022; Tang
et al., 2022), which are common among the elderly (Monteiro-Junior et al., 2017). This
therapeutic aquatic environment compared to land-based workouts brings many health
benefits because of the water’s unique properties, such as buoyancy, pressure, resistance,
and temperature (Noh et al., 2008). The aim of the study was to observe the effect
of a single health-related aquatic and land-based training session on mood.
MATHERIALS AND METHODS
Eighty women aged between 60 and 80 took part in a single training unit lasted
45 minutes with the same playlist. The participants were divided into 2 groups: aqua
fitness training unit (n = 41) and land-based training session (n = 39). Each training
session consisted of three parts: warm-up, the main part and cool down. Classes in the
form of endurance training at moderate-intensity were aimed at correcting the body
posture of the participants. The Brums scale was used before and after each training
session.
RESULTS
The results indicate the effectiveness of a single health-related training session on the
participants’ mood. The study shows the effect of the training intervention in both
experimental groups. The scores were analized in different subscales like anger, tension,
depression, fatigue, confusion, vigour, happiness and calmness.
CONCLUSIONS
This study shows that the single health-related training session in various environments
has a positive effect on mood states in elderly populations.
- Alterações Neuromusculares na respiração de orientação e alternada em nadadores de Águas Abertas | MIGUEL SANTOS
A natação em Águas Abertas utiliza tipos de respiração diferenciados. A Eletromiografia é determinante para a análise e compreensão dos tipos de respiração em natação. O objetivo do presente estudo é a comparação da atividade neuromuscular da respiração de orientação e alternada nos nadadores em Águas Abertas. 9 nadadores do sexo masculino (25.4 ± 11.9 anos), (75.9 ± 9.0 kg), (180.7 ± 6.7 cm), (185.6 ± 10.3 cm), com 7 anos de treino em Águas Abertas, realizaram 10×500 m à máxima intensidade na técnica de crol com intervalo de 30 segundos. A atividade muscular foi medida através de Eletromiografia de superfície colocados ao longo da linha média longitudinal do músculo alvo de acordo com as recomendações SENIAM Project, (2009) em 7 músculos; Upper Trapezius; Latissimus Dorsi; Pectoral Major; Posterior Deltoid; Anterior Deltoid; Triceps Brachii; Biceps Brachii. Os sinais de eletromiografia foram tratados no Statistical Package for the Social Sciences, realizado o teste Shapiro-Wilk para testar a normalidade, teste ANOVA de medidas repetidas, Greenhouse-Geisser. Ao nível das alterações musculares, os músculos Tricep Brachii (F=1.84, p=0.07, η2=0.18) e Pectoral Major (F=4.15, p=0.00, η2=0.34) apresentaram maior ativação no recrutamento muscular ao longo de todo o percurso, na condição de respiração alternada em relação às fases subaquáticas e de recuperação. O músculo Anterior Deltoid (F=3.65, p=0.00, η2=0.31) acabou por ter um maior recrutamento ao nível muscular nas distâncias 500m, 1000m, 2000m, 3000m e 5000m, na condição de respiração de orientação em ambas as fases. Concluindo que os músculos Pectoral Major, Anterior Deltoid e Triceps Brachii apresentaram maior recrutamento muscular.
- The impact of varying intensities of water-aerobic exercise on lipid profile and blood pressure | LUIS BRANDÃO FAÍL
The intensity levels required for aquatic activities to produce desired results lack sufficient data. So, it is crucial to comprehend the impacts of varying intensities employed in water aerobics. The research was conducted to evaluate how lipid profile and blood pressure in adults and older adults are impacted by 24 weeks of moderate and high-intensity water aerobics. Twenty individuals (65.80±9.17 years-old) were randomly assigned to two different groups. Each group participated in 45 minutes of water aerobics twice a week for 24 weeks. One group exercised at a moderate intensity (MIG; n=10), and the other group performed at a high intensity (HIG; n=10). Participants underwent evaluation before, after three months, and after the program. The assessments included triglycerides, total cholesterol (TC), systolic blood pressure (SBP), and diastolic blood pressure (DBP). We used repeated measures ANOVA followed by Bonferroni’s post hoc comparison tests to compare changes from training moments between groups on each variable. The Student’s paired t-test to conduct a within-group analysis was also performed. TC (ηp2=0.24) and triglycerides (ηp2=0.18) exhibited greater improvement with HIG compared to MIG, and only HIG lowered DBP. The SBP did not demonstrate any changes in either of the groups. The results of the study suggested that engaging in high-intensity exercise produces superior outcomes in improving certain health indicators, such as lipid profile and DBP, in comparison to performing moderate-intensity exercise. The level of intensity of water aerobics plays an important role when we aim to improve the cardiovascular health of adults and older adults.
- Comparação dos efeitos agudos entre sessões de exercício físico em meio aquático e meio terrestre em pessoas idosas | DAVID ANTAS
Introdução: Programas de exercício são utilizados como meios não farmacológicos, que contribuem para a qualidade de vida da população idosa. Neste enquadramento, o exercício aquático pode demonstrar vantagens comparativamente ao exercício em terra nesta população. Objetivos: Comparar os efeitos agudos de duas sessões de treino em meio aquático e uma em meio terrestre em pessoas idosas. Metodologia: Quarenta idosos praticantes de Hidroginástica (70,08 ± 5,55 anos, 156,31 ± 8,16 cm) realizaram três sessões de exercício: Hidroginástica (meio aquático), Aquafast (meio aquático) e Terra (meio terrestre). A frequência cardíaca (FC) foi registada com Polar® OH1, foi utilizada a Escala Subjetiva de Esforço de Borg e avaliada a Satisfação com o questionário “Physical Activity Enjoyment Scale” (PAECS). Resultados: A sessão Aquafast registou maior percentagem de tempo da sessão (%TS) em FC > 90% da FC máxima. Sessões aquáticas apresentaram maior %TS em FC > 80% da FC máxima e maior satisfação. Conclusão: A monitorização da FC durante as sessões de exercício, mostrou maiores intensidades de esforço nas sessões aquáticas.
- Natação e saúde: um olhar sobre o coração em distintos níveis do nadar | WILLIAM LIMA
Ainda não é claro se um programa centrado na aquisição de habilidades do nadar, também possa resultar em estímulos adequados ao bom desenvolvimento do sistema cardiovascular. Foram objetivos deste trabalho analisar o impacto de aulas na frequência cardíaca (Fc) de crianças em diferentes níveis do nadar e investigar diferentes momentos de uma aula. Participaram do estudo 138 crianças com média de idade 8 (2,73) anos. A equação de Bruce 204-(1,07*idade) foi usada para estimar a Fc máxima (Fc_máx) bem como, calcular os esforços estimados em cada idade para quatro momentos da aula que foram: o início, 15’, 30’, e 45’. Para a captação dos dados utilizou-se o pulsímetro da marca Polar e a palpação manual da artéria carótida, nesta última, foi analisado o grau de confiabilidade da medida em 17 voluntários (r=087;p<0,001) confirmando a possibilidade de uso da palpação. Os resultados indicaram que a Fc_inicial apresentava-se a 48,7%(8,03) do estimado, e nos três momentos seguintes da aula respectivamente 58,8%(10,04); 66,09%(11,6) e 61,06(12,6). Nas comparações entre os momentos foi utilizado o teste de ANOVA para medidas repetidas, e os dados indicaram diferenças estatísticas significativas p <0,001, sugerindo o comportamento em curva de sino. Os achados indicaram níveis de intensidades caracterizadas como moderados correspondendo parcialmente as recomendações mundiais. Iniciativas futuras, devem se concentrar em estratégias que aumentem as intensidades das sessões de natação.
- Evolution of Documents Related to the Strength Training Research on Swimmers: A Bibliometric Analysis | TIAGO VENÂNCIO
Introduction: Swimming results can be separated by a 100 ms time difference, and dryland performance has been shown to contribute to overall swim performance in different events. Hence, this study aimed to perform a bibliometric analysis regarding strength training in swimmers. Methods: Web of Science database was used considering the time frame between 1980 and 2024. The following terms were used to search documents: “swimmers”, “strength”, and “training”. A total of 460 documents were included for statistical analysis. Results: Until 2000, less than 5 manuscripts were yearly published, and only after 2011 more than 20 articles were regularly published, with 2021 associated with the highest number of publications (n=43). Considering the top 10 authors, 7 of those are Portuguese with 7 or more published manuscripts. A total of 726 institutions were identified, 29 with a minimum of 5 published studies, “Universidade da Beira Interior” with the highest number of documents (n=20), and “University of Copenhagen” the organization with the highest number of citations (n=619), with only 3 published manuscripts. A total of 60 countries were identified, of which 10 have a minimum of 20 published documents. The United States of America is the country associated with the highest number of papers (n=83). The keywords “sports performance”, “speed”, and “swimming performance” emerged when analysing the interactions between the most prolific keywords considering the timing of publications. Conclusions: The bibliometric analysis provides pertinent information, very useful regarding research trends and networks, aiming for future research on the topic of strength in swimmers.
- Caracterização do Tipo de Respiração em praticantes de natação de águas abertas | CARLOS GONÇALVES
Introdução: As ações respiratórias na natação de respiração frontal podem causar alterações na biomecânica do nado, por exemplo, um aumento no arrasto hidrodinâmico e rotação corporal, e uma diminuição na velocidade horizontal. O objetivo deste estudo foi verificar qual a preponderância do tipo de respiração ao longo de todo o trajeto bem como a comparação dos tipos de respiração. Métodos: A amostra foi constituída por 9 praticantes de natação do sexo masculino (idade: 25,4 ± 11,9 anos; massa corporal: 75,9 ± 9,0 kg; altura: 180,7 ± 6,7 cm; envergadura: 185,6 ± 10,3 cm). Cada nadador foi avaliado individualmente em ambiente aberto (lago), realizando 1000 m na intensidade máxima. A nível respiratório foi analisado qual a técnica de respiração mais utilizada atual FORMATO DE PARTICIPAÇÃO NO SIMPÓSIO (Comunicação oral ou poster) ao longo de todo o trajeto. A analise de todo o trajeto foi efetuada com recurso a vídeo no software Kinovea versão 2023.1 A analise estatística foi a verificação do teste de normalidade, teste não paramétrico de Wilcoxon para comparar duas amostras emparelhadas e o teste de Friedemann. Resultados: Foi efetuada uma comparação dos tipos de respiração demonstraram que a respiração alternada foi a mais utilizada (58,49%) e a respiração de orientação (28,84%) nos primeiros 500 metros, nos segundos 500 metros manteve-se a tendência, (65,66%) na respiração alternada e (23,64%) na respiração de orientação. Também se obteve diferenças significativas na respiração alternada (0,003) p<0.05 e na respiração de orientação (0,002) p<0.05. Conclusão: Nos 1000m os nadadores deram predominância à respiração alternada visto que reduz o tempo entre respirações.
- Sistema de observação, por meio de filmagem, da interação entre pai/mãe-filho(a) nas aulas de adaptação ao meio aquático | ALEXANDRE REZENDE
Nos programas de adaptação ao meio aquático para crianças, onde os pais/mães atuam como mediadores sob a orientação de um professor experiente de natação, o aprendizado das competências aquáticas é marcado pela alternância de momentos de segurança-risco, que interferem nas condutas de exploração ao meio aquático. As ações das crianças são caracterizadas pelo binômio apoio parental-autonomia infantil, ou seja, quando se sentem inseguras e recorrem ao apoio afetivo parental, e, quando se sentem seguras e investem na descoberta de novas possibilidades de movimento. A qualidade das primeiras experiências da criança com o meio aquático tem uma relação direta com a interação com seu/sua pai/mãe. A elaboração de um Sistema de Observação, por meio de filmagem, da interação entre pai/mãe-filho(a) nas aulas de adaptação ao meio aquático, para crianças de 1 a 4 anos de idade, contribui para uma orientação adequada que diversifique as experiências de aprendizagem psicomotora oferecidas para as crianças. Descrevemos um protocolo de observação para análise das imagens, composto de cinco categorias: interação entre pai/mãe-filho(a); autonomia da criança na exploração do meio aquático; proximidade corporal filho(a)-pai/mãe; manipulação de objetos no meio aquático; intenção do contato corporal entre pai/mãe-filho(a). A proposta do Sistema de Observação contém uma revisão da literatura e recomendações sobre: técnicas de registro das imagens; equipamentos a serem utilizados; período adequado para filmagem; atividades a serem filmadas; técnicas para análise das imagens e preparação dos avaliadores. A avaliação qualitativa do estilo de interação pai/mãe-filho(a) possibilita o seu enriquecimento no intuito de favorecer o desenvolvimento psicomotor infantil.
- Alteração da técnica de nado, costas e livre, em praticantes jovens | CARLOS SILVA
A técnica de nado é um dos fatores condicionantes da velocidade de nado, assim como fatores
cinemáticos e biomecânicos, devendo estes ajustar-se (Takagi et al., 2023). O estudo visa aferir o
efeito da velocidade de nado na técnica, distância de ciclo e frequência gestual nas técnicas
alternadas, em nadadores jovens.
Participaram oito ex-nadadores de nível regional, do sexo masculino, com idade média de
12.9±1.1anos, altura de 1.62±0.12m, peso de 53.5±15.8kg e envergadura de 1.67±0.13m. Os
participantes foram filmados (através de duas câmaras) em dois percursos de 25m, nas técnicas de
FORMATO DE PARTICIPAÇÃO NO SIMPÓSIO
(Comunicação oral ou poster)
costas e crol, nadando em “ritmo de aquecimento” e em “ritmo de competição”. Analisando três
ciclos de nado, obteve-se velocidade de nado, distância de ciclo, frequência gestual, percentagem
de erros técnicos e percentagem de eficácia da técnica, utilizando os procedimentos indicados por
(Barbosa et al., 2022). Aplicou-se os testes estatísticos de T para amostras emparelhadas e teste de
Wilcoxon.
A velocidade de nado em “ritmo de competição” foi significativamente superior em ambas as
técnicas (1.12±0.04 vs. 1.25±0.09m/s a costas e 1.22±0.16 vs. 1.41±0.15m/s a crol), assim como a
frequência gestual (0.53±0.04 vs. 0.71±0.12ciclos/s a costas e 0.60±0.08 vs. 0.79±0.10ciclos/s a
crol), enquanto a distância de ciclo foi significativamente inferior (2.12±0.24 vs. 1.81±0.31m a costas
e 2.06±0.45 vs. 1.82±0.27m a crol). A percentagem de erros técnicos e percentagem de eficácia da
técnica não demonstraram diferenças significativas.
Em técnicas alternadas, o aumento da velocidade de nado pode causar alteração significativa de
variáveis cinemáticas, não alterando significativamente a qualidade da técnica de nado.
- Estudo logitudinal sobre os impactos de um programa de natação em 8 níveis de aquisição do nadar: do bebé ao adolescente | ALMIR MARCHETTI
A formulação de programas para a natação infanto-juvenil, constitui-se um desafio, que envolve o estabelecimento de metas matematizáveis para cada nível do programa, que devem ser testadas criteriosa e sistematicamente, para quando analisadas, possam indicar as magnitudes de respostas. Foram objetivos do trabalho analisar os efeitos de um programa aplicado em oito níveis de habilidades; detectar as magnitudes de efeitos nos distintos níveis; identificar habilidades que possam não ter sido influenciadas pelo programa. Os dados dos 5.091 participantes foram acessados através do banco digital SQL server do sistema avaliativo MGB nos períodos de 1/06 a 15/07 e 1/11 a 15/12/23 que atualmente conta com 39.098 crianças. Cada nível do nadar é constituído por 5 habilidades natatórias que possuem 5 sub-habilidades, totalizando 25 por nível. O teste t de Student para medidas repetidas foi usado para comparar as magnitudes de diferença entre os dois momentos de análise para todo o banco de dados e posteriormente, em cada nível de habilidade. Os resultados gerais indicaram que para a quantidade de domínios de habilidades o total investigado demonstrou melhora para p < .001; d= 0.751. Nas análises para cada nível de habilidade obteve-se B_1 p < .001, d=-1.857; B_2 p< .001, d= -1.950; B_3 p< .001, d=-2.449; Adap p= < .001, d=-3.120; Ini p=< .001, d=-2.132.; Ap1_ p=< .001, d=-2.103; Ap2_ p=< .001, d=-1.307; Ap3_ p=< .001, d=-2.321. Como conclusão registrou-se a evolução em todos os níveis de habilidade do nadar, indicando a eficiência do programa, no entanto, o acompanhamento recorrente faz se necessário para futuros ajustes.
- Programa MATP – Special Olympics Portugal | INÊS BAPTISTA
O Special Olympics Portugal desenvolve um conjunto de modalidades e programas, com o objetivo de apoiar os atletas na inclusão, promoção da autodeterminação, autonomia, melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.
O presente estudo envolver 3 programas young athletes (YA), fit5 e atividade motora adaptada (MATP), que são desenvolvidos em meio aquático (MA) e terrestre (MT). O estudo incidiu em determinar a mais-valia destes 3 programas desenvolvidos neste meio, em detrimento do terrestre. Utilizámos como metodologia o estudo comparativo a 2 anos, entre o tipo de programas em MA e em MT, os ganhos por idade, sexo e grau de deficiência.
Comparámos os benefícios do MA vs MT em cada programa. No YA a amostra foi de 757 crianças, dos quais, 432 do sexo masculino e 325 do sexo feminino com idades (2 a 6) anos. No fit5 uma amostra de 830 participantes, sendo 525 do sexo masculino e 305 do sexo feminino, com idades (22 a 62) anos. No MATP, analisámos uma amostra de 264 atletas, dos quais 151 do sexo masculino e 113 do sexo feminino, com idades (15 a 62) anos. Podemos concluir que o MA é mais facilitador na concretização de um maior número de objetivos de forma mais eficiente, principalmente nas idades mais avanças e que é possível abranger um leque mais variado de públicos, nomeadamente pessoas com maior deficit cognitivo, outras comorbilidades e com um maior intervalo de idades.
- Segurança Aquática: Percepção dos pais sobre as competências aquáticas dos seus filhos: um estudo sobre o programa Safer in Water em díades de pais e crianças dos 4 aos 9 anos | LILIANA OLIVEIRA
O afogamento é a terceira cause de morte por acidente em crianças dos 5 aos 9 anos em Portugal. A supervisão por adultos e a aquisição de competências aquáticas são intervenções chave na prevenção de afogamento pediátrico. Alguns estudos mostram que os pais tendem a sobrestimar as capacidades aquáticas dos seus filhos, o que pode levar à diminuição da supervisão. O presente estudo teve como objetivo comparar a perceção dos pais sobre as competências aquáticas [nado (deslocamento, sustentação e equilíbrio no meio aquático), atitudes e valores] dos seus filhos (4-9 anos) com a realidade. Setenta crianças (18 com 4 anos, 21 com 5 anos, 14 com 6 anos, 8 com 7 anos, 4 com 8 anos e 5 com 9 anos de idade), frequentaram o programa de natação Safer in Water (SIW) que promove tanto a aquisição do nado como de atitudes, conhecimentos e valores sobre a segurança aquática, participaram neste estudo. As habilidades de nado foram avaliadas da seguinte forma: a) saltar para a água e voltar para o local de partida; b) saltar para a água e nadar para um ponto seguro (4m); c) sustentar-se na vertical e falar; d) após salto manter-se na posição vertical em sustentação e voltar-se de costas para pedir auxílio; e) movimentar-se em várias direções; f) alterar de decúbito ventral para decúbito dorsal e vice-versa; g) nadar em imersão no mínimo uma distância de 6m; h) nadar vestido. Na avaliação das atitudes e valores avaliamos: a) se sabia sair da piscina em segurança; b) se reconhecia e sabia o significado das bandeiras da praia; c) como assistiriam alguém em perigo de afogamento; d) se reconhecem o perigo e mostram atitudes preventivas como por exemplo utilização de colete salva-vidas quando entram em barcos ou embarcações. Todos os pais (100%) responderam antes das crianças serem testadas, se achavam que as crianças seriam capazes de realizar as competências a ser testadas. A perceção dos pais sobre as competências aquáticas dos seus filhos mostrou-se próxima da realidade (63% de acerto). No entanto, os pais subestimaram os conhecimentos dos seus filhos relativamente às atitudes e valores de segurança aquática (8% não sabiam se os filhos sabiam e os filhos sabiam e 10 % dos pais acharam que os filhos não saberiam responder quando os filhos responderam acertadamente). Estes resultados sugerem que o programa SIW promove uma boa perceção dos pais quanto às competências de nado dos seus filhos embora ainda haja indícios de sobre proteção. Em futuros estudos será necessário clarificar o efeito do programa SIW em comparação com outros programas e qual a sua influência no nível de supervisão pelos pais.
- A Competência Aquática em crianças do pré-escolar, com e sem Perturbação do Neurodesenvolvimento | MARIANA VELHINHO
meio aquático. Serve de base para a aprendizagem de habilidades aquáticas mais complexas e específicas (competência aquática real). Pressupõe a capacidade que a criança tem de perceber a sua aptidão para realizar uma tarefa motora no meio aquático (competência aquática percebida).
O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a competência aquática real e percebida, em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, com e sem alterações do desenvolvimento. Para tal, foram avaliadas 118 crianças com Desenvolvimento típico (M=4.75; DP=1.09; 68 rapazes e 50 raparigas) com idades compreendidas entre os 3 (n=18, 15.2%), 4 (n=34, 28.8%), 5 (n=25, 21.2%) e os 6 (n=41, 34.8%) anos, e 8 crianças com Desenvolvimento atípico (M=5,25; DP=0.89; 6 rapazes e 2 raparigas) com idades compreendidas entre os 4 (n=2, 25%), 5 (n=2, 25%) e os 6 (n=4, 50%). Todas as crianças integrantes da amostra frequentam aulas de natação na AMINATA, em Évora. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos distintos: o Inventário de Medição de Competência Aquática Infantil, para averiguar a competência aquática real, e a Escala Pictórica de Motricidade Aquática, para avaliar a competência aquática percebida, que foram aplicados por observação direta e questionamento. Os resultados desta investigação serão apresentados no congresso. Os resultados serão apresentados durante a conferência.